Apresentação de Trabalhos

Em 2012, dando continuidade à atividade iniciada na 6ª edição do evento, a Semana de GPP terá reservada na sua programação a apresentação de trabalhos produzidos por alunos do curso e estudantes da área em geral, que, nesse ano, ocorrerá no dia 01 de novembro (quinta-feira), das 8h30 às 12h00.

Seguem abaixo os resumos dos trabalhos inscritos para a apresentação na 8ª Semana de Gestão de Políticas Públicas.

Nome:  Aluízio Marino   Tema do trabalho:  Gestão de Projetos Culturais

Resumo: A Incubadora de Projetos e Iniciativas Culturais (IPIC) trata-se de um modelo inovador constituído pelo Centro de Estudos Latino-americanos de Cultura e Comunicação (Celacc) núcleo de pesquisa vinculado à Universidade de São Paulo (USP), que busca fortalecer, a partir de uma perspectiva de redes, a produção e coprodução cultural Latino-americana. Diferenciamo-nos do famoso conceito de Incubadora de Empresas, que entende o desenvolvimento a partir do mercado e visa apenas instrumentalizar seus incubados, pois buscamos fortalecer ações desenvolvidas no âmbito do fazer cultural e do fomento à criatividade.  http://www.ipic-celacc.com.br/p/quem-somos_18.html. 


Nome:  Adriane da Silva Ribeiro e Jaqueline Garcia Ferreira   Tema do trabalho: "Políticas de Educação: Testando a Eficiência das Escolas de Tempo Integral. Um Estudo de Caso".
Resumo: Infinitas são as discussões a respeito da qualidade da educação no Brasil e mais ainda, a cada ano o governo brasileiro preocupa-se em estabelecer projetos para a implantação de melhor ensino público aos seus cidadãos. Sendo assim, o poder executivo lançou em 1998 o PNE (Plano Nacional de Educação), objetivando planos e metas para a melhoria da oferta de ensino no Brasil. Tais planos foram elaborados de acordo com a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) de 1996.  Uma das metas propostas pelo governo brasileiro é a implantação da “educação integral” em escolas de ensino fundamental, instaladas nas regiões de baixa renda do país, conforme descrito na LDB, em seu art. 34, § 2º que cita: “preconiza a progressiva implantação do ensino em tempo integral, a critério dos sistemas de ensino, para os alunos do ensino fundamental”. Além disso, o PNE ressalta em seus objetivos e metas que há necessidade de “ampliar, progressivamente a jornada escolar, visando expandir a escola de tempo integral, que abranja um período de pelo menos sete horas diárias, com previsão de professores e funcionários em número suficiente”. Nosso objetivo neste trabalho é, portanto, discorrer sobre os planos e metas do PNE, no que diz respeito à ampliação da jornada do ensino fundamental de quatro para sete horas, onde e como essas metas estão sendo implementadas e se, efetivamente, há a obtenção de resultados e continuidade do processo. Esta análise e investigação terão ênfase nas escolas da cidade de Assis, localizada no interior do centro-oeste paulista. 


Nome:  Caroline Fernandes Freitas   Tema do trabalho: "A proposta do e-poupatempo para inclusão digital e prestação de serviços pela Internet".
Resumo: Este trabalho é uma apresentação sobre o e-poupatempo, projeto pertencente ao Poupatempo, programa de prestação de serviços públicos do Governo do Estado de São Paulo. O epoupatempo é a proposta do Poupatempo para oferecer ao cidadão uma alternativa de atendimento pela Internet, ajudando-o a obter o serviço público eletronicamente com o apoio de um funcionário, e também subsidiando órgãos e empresas a melhorarem o serviço prestado. O objetivo principal deste trabalho é realizar uma reflexão sobre a importância do epoupatempo para a promoção dos serviços públicos eletrônicos e para a inclusão digital e social nos postos de atendimento Poupatempo. Busca-se apresentar como é estruturado o programa Poupatempo, para que se entenda como o e-poupatempo é nele inserido, mantendo a mesma qualidade de atendimento por meio eletrônico e se alcance um “Poupatempo Virtual”. Nota-se, assim, que a ampliação do projeto e-poupatempo se justifica, tendo em vista o potencial alcance desse órgão e a constante transição do modo de prestação dos serviços públicos do presencial ao eletrônico.


Nome:  Danilo André Fuster    Tema do trabalho:  "Uma Análise do Perfil da Força de Trabalho das Carreiras Administrativas da Prefeitura de São Paulo".
Resumo: O presente trabalho tem como foco principal, realizar um estudo analítico sobre as Políticas de Gestão de Pessoas realizadas ao longo do tempo pela Prefeitura de São Paulo, que fizeram com que os perfis dos ingressantes desde 1988 moldassem a atual força de trabalho das carreiras administrativas. Além disso, o trabalho tem como finalidade apresentar a evolução da legislação especifica sobre o funcionalismo público como forma de melhoria na gestão de pessoas como instrumento estratégico na gestão da organização pública. Foram realizados levantamentos bibliográficos em diversas fontes como livros, internet, documentos e a legislação brasileira aplicada ao serviço público O estudo resultou em aperfeiçoamento do conhecimento em relação a esta área de estudo especificamente, demonstrando que as Políticas de Gestão de Pessoas estudadas apontam algumas falhas que necessitam melhorias a curto, médio e longo prazo.


Nome:  Edi Sartori    Tema do trabalho:  "POLITICAS PÚBLICAS E SOCIAIS –  Provocando Mudanças no Cotidiano dos Idosos".
Resumo:  Este estudo tem como objetivo apresentar os trabalhos realizados na Universidade Aberta do Tempo Útil, desenvolvida na Universidade Mackenzie/SP, destacando o benefício das atividades desenvolvidas naquele espaço com o propósito de investir no enriquecimento cultural. Buscando desenvolvimento e transformação o mapa desenhado para que esta discussão resulte dos seguintes pontos: a) apresentação de um modelo para integração dos idosos na comunidade universitária; b) sugestão para modelização da gestão social, ressaltando os benefícios da universidade para a qualidade de vida dos idosos; c) possibilitar adequações e inovações para as políticas públicas direcionadas aos idosos. Por se tratar de um trabalho inédito e em desenvolvimento, as considerações aqui traçadas, são inovadoras para processo direcionado as políticas públicas possibilitando a exploração da gestão social no sentido de transformar em benefício as práticas de ensino-aprendizagem para que possamos reduzir, inclusive, o número de idosos analfabetos.



Nome:  Helena de Souza Marcon    Tema do trabalho:  "Estratégias Educativas em tempo de mobilidade social: o caso de Ermelino Matarazzo".
Resumo: Nesse projeto, propõe-se investigar as estratégias educativas desenvolvidas por famílias residentes em Ermelino Matarazzo, bairro da Zona Leste de São Paulo. Procura-se analisar como se desenvolvem tais estratégias em um contexto marcado pela emergência de um mercado escolar, caracterizado pela chegada recente de diversas escolas privadas em um bairro de origem popular. Os objetivos da pesquisa são compreender a emergência de um mercado escolar no distrito e a lógica das estratégias educativas desenvolvidas por famílias que procuram escolas públicas e privadas. Os procedimentos metodológicos incluem a realização de entrevistas com diretores e pais e a aplicação de questionários com os alunos do Ensino Médio, de uma escola pública e uma escola privada. Os resultados devem permitir compreender melhor o surgimento de escolas privadas neste bairro popular, uma possível fuga das escolas públicas e o desenvolvimento de novas ambições e estratégias educativas em famílias que experimentaram um aumento da renda. Espera-se com tais resultados contribuir para a elaboração de novos indicadores, com vistas a subsidiar políticas públicas em educação, voltadas para atender as expectativas e demandas de famílias de origem popular.


Nome:  Kayo Amado   Tema do trabalho:  "Diário de campanha eleitoral à vereador no município de São Vicente-SP: Um estudo etnográfico sobre o processo de construção e desenvolvimento".
Resumo: O trabalho proposto neste projeto discorrerá sobre o acompanhamento da minha candidatura pelo Partido Verde ao cargo eletivo de vereador no município de São Vicente – SP durante o processo eleitoral de 2012. Ao realizar um trabalho acerca de uma candidatura ao cargo de vereador, propõe-se a descrição e análise, bem como a construção de visões sobre o poder local e suas especificidades nas relações políticas na esfera municipal.


Nome: Reginaldo Vieira Guariente    Tema do trabalho: "Conselhos municipais de políticas públicas".
Resumo: Os conselhos municipais de políticas públicas são espaços públicos com composição plural e paritária entre a sociedade civil e o Estado, de natureza consultiva ou deliberativa, cujo objetivo principal é formular e monitorar a execução de políticas públicas setoriais. Os conselhos municipais são atualmente o canal principal que propicia a participação popular em qualquer uma das três instâncias governamentais (federal, estadual e municipal). Sendo assim, esta presente pesquisa privilegia a análise de aspectos gerais concernentes a esta instituição democrática. Para isso, estabelecemos como objetivo geral compilar e analisar simultaneamente a situação dos 100 municípios com maior e menor concentração demográfica do país em relação à existência de conselhos de políticas públicas em 17 áreas diferentes, utilizando-se de recortes geográficos, temporais, além de demográficos. Após a compilação dos dados e informações levantados principalmente através da ferramenta denominada “Perfil dos Municípios Brasileiros - Gestão Pública” (IBGE) aplicou-se o método descritivo-analítico para subsidiar a sistematização da análise dos resultados. De forma geral, partindo para a análise dos cenários encontrados nos dois grupos de municípios considerados por esta pesquisa percebemos que o grupo formado pelos maiores municípios brasileiros possui quadro situacional bem mais favorável que o outro grupo considerado (menores municípios). 


Nome:  Rui da Costa de Albuquerque Vieira   Tema do trabalho:  "MANDATO COLETIVO DE LIMEIRA – SP História, características, comparações, considerações sobre seu crescimento e caminhos para implementá-lo em outra cidade".
Resumo: Este trabalho aborda uma faceta de eleições para vereador: a estrutura e discrepância do custo por eleitor e por voto de forma comparada. Analisa dois casos de processos ocorridos nas eleições de 2008 em cidades do estado de São Paulo. O diferencial, além do contexto político das cidades, é a forma como os processos eleitorais foram conduzidos. Em Franco da Rocha o processo ocorreu da maneira tradicional, o chamado mandato individual - MI: com esforço pessoal o candidato que estrutura as atividades e os custos da campanha. Em Limeira a campanha ocorreu em acordo com processos representativos, chamado de mandato coletivo - MC: o candidato foi escolhido por um grupo aglutinado por forte identidade ideológica, estruturado em valores de participação democrática e comprometimento. Com 91.206 eleitores, o custo total da campanha do MI foi superior a 43 mil reais, e recebeu 586 votos, o que faz o custo por eleitor igual a R$ 0,47 e R$ 73,82 por voto; o MC abrangeu 201.368 eleitores, teve custo total superior a 10 mil reais, obteve 2.020 votos com média de R$ 0,052 por eleitor e R$5,18 por voto recebido. Além dos aspectos de ideologia, o estudo evidencia que os processos democráticos, construídos em contexto de participação comunitária em regiões nas quais os valores de cidadania e comprometimento são relevante, têm menores custos e maior contribuição para melhoria das condições políticas do país. Os resultados deste trabalho colocam no devido lugar temas como participação social, custo e financiamento de campanhas eleitorais.