31 de agosto de 2011

Primeiras confirmações da VII Semana de GPP

Nessa quinta-feira (31), foram confirmados os primeiros participantes da VII Semana de Gestão de Políticas Públicas. Os palestrantes já confirmados são das mini-palestras de Planejamento, Gestão Pública e Combate a Corrupção, as presenças já confirmadas são:
 


Maria do Carmo Meirelles Toledo Cruz – Administradora pública e mestre pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP), especialista em políticas públicas e técnica da Fundação Prefeito Faria Lima – Cepam.
 

Geraldo Biasoto Junior – Diretor Executivo Fundação do Desenvolvimento Administrativo – FUNDAP é doutor em Economia pela UNICAMP. Com larga experiência no setor público, Biasoto já trabalhou na esfera federal e municipal.
 

Joffre Neto – Gestor público e ex-Presidente da Câmara Municipal de Taubaté, São Paulo, engenheiro eletrônico, doutorando em Ciência Política e professor universitário

Temas da VII Semana de GPP

A Comissão Organizadora da VII Semana de Gestão de Políticas Públicas fechou, em definitivo, os temas das mesas para o evento. Depois de diversas reuniões, foram decididos os temas principais das mesas centrais, das mini-palestras e das atividades complementares. As mesas foram feitas a partir da opinião de todos os discente e docentes do curso de GPP, seguindo o tema central da Semana que é sobre “Poder Municipal e Desenvolvimento Local”.

Na definição dos temas, procurou-se equilibrar discussão política e apresentação de ferramentas de gestão, procurando sintonizar a Semana com o debate sobre o desenvolvimento dos municípios, sem deixar de lado assuntos mais diretamente relacionados à gestão de políticas públicas.

Os temas das mesas dessa sexta Semana de GPP serão:


Mesas de Debate


26/09, das 9h às 22h

CODE/IPEA – EACH/USP


27/09, das 9h às 12h

Mesa de Abertura: Federalismo e Desenvolvimento Local


28/09, das 19h às 22h15mim

Mesa: Terceiro Setor: Entre Problema e Solução


29/09, das 9h às 12h

Mesa: Planejamento e Mobilidade Urbana


30/09, das 19h às 21h

Mesa: Fórum de Públicas


Perspectivas da Gestão de Políticas Públicas


27/09, das 19h às 20h30min

Planejamento Urbano: Capacidade Institucional da Gestão Municipal


27/09, das 20h30min às 22h

Habitação: Urbanização de Favelas


28/09, das 9h às 10h30min

Segurança: Os Desafios Locais


28/09, das 10h30min às 12h

Desenvolvimento Agrário: Desenvolvimento Rural dos Municípios do Brasil


29/09, das 19h às 20h30min

Gestão Pública: Sistema Nacional de Participação Social: Qual o Papel dos Municípios?


29/09, das 20h30min às 22h

Combate a corrupção e a Reforma Política: Combate a corrupção nos Municípios


30/09, das 9h às 10h30min

Saneamento Básico: Política e Plano Municipal de Saneamento
 

30/09, das 10h30min às 12h

Educação e Saúde: Merenda Escolar


Atividades Suplementares
 

27/09, das 14h às 17h

Discussão e Apresentação do Plano Político e Pedagógico (PPP) do curso de Gestão de Políticas Pública EACH/USP
 

28/09, das 14h às 17h

Apresentação de Trabalhos Científicos
 

29/09, das 14h às 17h e 30/09, das 19h às 20h30

Encontro com Egressos e Fundação da Associação de Ex-Alunos
 

O que você achou dos temas das mesas da Semana de GPP? Comente!

6 de agosto de 2011

Apresentação de Trabalhos

Em 2011, dando continuidade à atividade iniciada nas edições anteriores do evento, a Semana de GPP terá uma tarde reservada à apresentação de trabalhos produzidos por alunos do curso e estudantes da área em geral, que, nesse ano, ocorrerá no dia 28 de setembro (quarta-feira), das 14h às 17h. Serão aceitos trabalhos feitos em disciplinas, de conclusão de curso, artigos científicos, relatórios de iniciação científica, entre outros trabalhos relacionados à gestão de políticas públicas. Todos os participantes receberão certificados.
    
Os interessados em apresentar seus trabalhos deverão enviá-los à Comissão Organizadora da Semana de GPP entre os dias 6 de agosto e 4 de setembro de 2011 através do e-mail semanagpp@gmail.com. No corpo do email deverão ser informados os seguintes dados do participante: nome, instituição, endereço e telefone(s).

 
Para maiores esclarecimentos, os interessados poderão entrar em contato com a Comissão Organizadora através do e-mail semanagpp@gmail.com.


2 de agosto de 2011

VII SEMANA DE GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS

A Semana de Gestão de Políticas Públicas inicia os seus preparativos finais trazendo muitas novidades, as quais apresentaremos aos poucos aqui no nosso blog. Primeiro apresentamos o tema deste ano, que após diversas discussões chegamos a um assunto que abarcava grande parte dos assuntos sugeridos por alunos e professores, além de ser um tema que está cada vez mais em voga no cenário nacional: Desenvolvimento Municipal e Poder Local.

Não se pode falar em desenvolvimento de políticas públicas sem contar com a importância da esfera local em seu contexto. Por ser considerado muitas vezes o Município como o nível mais baixo dos entes que compõem o pacto federativo brasileiro, muitas vezes ele é deixado pra trás quando se quer analisar grandes políticas públicas e seus impactos na sociedade. Esquece-se também que o Município é o ente mais próximo ao cidadão e também o que mais sofre com os problemas locais, que trazem um forte impacto e necessitam de políticas públicas efetivas para a sua solução.

Vemos o Poder Local como o grande foco das próximas décadas, entrando no fortalecimento das regiões que vem se desenvolvendo após um bom crescimento econômico do país nos últimos anos. O Poder Local também pode ser constatado em lugares mais focalizados, encontrando-se não só no Município, mas também em regiões, localidades, distritos, bairros e até ruas e comunidades. Assim também vemos a importância no que chamamos de adaptação de política pública, pois sabemos que locais diferentes têm necessidades distintas, e a  melhor alternativa de localizá-las é por meio do Poder Local.

São essas e outras questões que se pretendem abordar na VII Semana de Gestão de Políticas Públicas, trazendo discussões amplas como o papel do Município no nosso sistema federativo até as grandes questões setoriais como saúde, educação, mobilidade urbana, segurança e outros. 

Espero que gostem do tema e das outras novidades que virão. Aguardamos todos esse ano!